Terapias Naturais e Integrativas (TNC)

Homeopatia

Baseada no princípio de que “o semelhante cura o semelhante”, ou seja, o tratamento dá-se a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma num indivíduo saudável. Em Homeopatia a doença é uma perturbação de uma energia vital sendo o restabelecimento do equilíbrio da mesma a sua principal função.

” A mais elevada e única missão do médico é a de restabelecer a saúde dos doentes, que é o que se chama curar.”                                  

“ O supremo ideal de cura prende-se com o restabelecimento rápido, suave e duradouro da saúde em toda a sua extensão.“

                                                                        Samuel Hahnemann – ” Organon da Arte de Curar”

Homeopatia é um método terapêutico estabelecido pelo médico alemão Samuel Hahnemann (1755-1843) e baseado na cura pelos semelhantes,“ Similia similibus curantur”, o que quer dizer que se pode curar uma doença com pequenas doses duma substância que em doses elevadas poderiam criar num indívíduo são sintomas semelhantes aos manifestados pelo doente.

Em Homeopatia considera-se a doença como o desequilíbrio da energia vital, expresso pela totalidade sintomática.

O objetivo será então repor esta energia vital devolvendo equilíbrio e padrões de saúde harmónicos.

Em homeopatia não há doenças, há doentes. Uma análise profunda e individualizada do ponto de vista físico, mental e emocional será importante para encontrar o remédio e a diluição mais adequado ao paciente e ao caso. Perguntas sobre os hábitos de vida, desejos e aversões, características de personalidade, ritmos de sono, sonhos, modalidades etc. poderão ser objeto de análise em consulta.

A quem se destina?

A terapêutica homeopática convém a todas as idades e a todos os indivíduos – bebés, crianças, grávidas, em complemento ao tratamento convencional ou a outras terapêuticas não convencionais.

 

Em que situações poderá a homeopatia ajudar ou complementar tratamentos?

  • equilíbrio e manutenção do estado saúde, doenças agudas e crónicas
  • problemas respiratórias: alergias, asma, sinusite, rinite alérgica, gripe …
  • problemas musculo-esqueléticas: tendinite, artrose, ciática, mialgias, osteoporose, fibromialgia, artrite reumatóide …
  • problemas cardiovasculares: varizes, hemorróidas, insuficiência circulatória, flebites, hipertensão, insuficiência cardíaca …
  • problemas de pele: eczema, psoríase, acne, dermatite, úlceras, prurido, herpes, micoses …
  • distúrbios gastrointestinais: obstipação, gastrite, diarreia, azia, refluxo, colite …
  • distúrbios emocionais e psicológicos: depressão, fobias e medos, ataques de pânico, ansiedade, insónia …
  • crianças: amigdalites, otite, enurese, distúrbios do sono, problemas psicológicos, atrasos no desenvolvimento físico e psíquico …
  • problemas masculinos: disfunção eréctil, ejaculação precoce, doenças urológicas e prostáticas, infertilidade masculina …
  • problemas femininos: quistos ovários, pólipos, infertilidade, distúrbios menstruais e da menopausa, cistites, candidíase …
  • gravidez: acompanhamento da gravidez, preparação para o parto, problemas pós-parto (obstipação, depressão, problemas urinários, hemorróidas)
  • neutralização de efeitos secundários decorrentes de tratamentos e medicações agressivas
  • outras: epilepsia, Avc, gota, anemia, hiper e hipotiroidismo, diabetes … não se esgotando de forma alguma a sua aplicabilidade e potencialidade nas mais variadas situações. Relembro que em homeopatia não há doenças e sim doentes. (cada caso é um caso)

Procure relatar todos e quaisquer sintomas, por mais peculiares que lhe pareçam, tentando explicar de forma detalhada cada um deles, pois eles transmitem informações importantes acerca de si, do seu funcionamento e modo reacional.

A Homeopatia pode constituir uma boa alternativa e solução aos seus problemas de saúde. Para marcar uma consulta basta ligar para as Clínicas Viver, a Homeopatia é um método terapêutico ao seu alcance.