Terapias Naturais e Integrativas (TNC)

Naturopatia

“É a terapêutica que estuda as propriedades e aplicações dos elementos naturais, a fim de prevenir a doença e manter, promover e restaurar a saúde, recorrendo ainda ao aconselhamento dietético naturopático e à orientação sobre estilos de vida e utilizando a fitoterapia, a homeopatia, a hidroterapia, as terapias de manipulação e outros métodos afins.”

Naturopatia ou “medicina natural” é um método terapêutico holístico que aborda a doença e a saúde visando a estimulação dos mecanismos de defesa do organismo utilizando na sua terapêutica unicamente processos e agentes naturais.

Utilizando meios de avaliação específicos e próprios, pretende encontrar as principais causas da doença, tratando-as tendo em conta o Ser Humano como um todo indissociável das suas componentes física, mental e emocional.
O Naturopata combina na sua prática métodos, princípios e técnicas terapêuticas provenientes da sabedoria da natureza interligados com as mais recentes descobertas e pesquisas científicas.

Alguns dos princípios naturopáticos:

• Tratar os doentes e não as doenças;
  • primum non nocere (primeiro não prejudicar);
  • vis medicatrix naturae (cada ser tem o poder de se auto recuperar-se, “força vital”);
  • tolle causam (descobrir a causa e tratá-la);
  • tolle totum (trata todo o indivíduo).

No aspeto metodológico, o Naturopata sabendo que o bem-estar depende da interação do corpo e mente, este orienta os pacientes para uma alimentação, exercício físico e estilos de vida adequados e saudáveis. Concomitantemente aplica ou reencaminha o paciente para a terapia mais adequada.